Audiovisual como produto cultural: comunicação de pesquisa da disciplina de seminário das indústrias criativas

Margarete Panerai Araujo, Judite Sanson de Bem, Moisés Waismann

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem, mediante uma metodologia ativa de uma comunidade acadêmica. A disciplina do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Bens Culturais, intitulada Seminário de Indústrias Criativas oportunizou aos alunos mestrandos de 2015, a pesquisa e o desenvolvimento de um filme tipo documentário sobre dois ex-governadores do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo geral da atividade era refletir sobre as diferentes gestões governamentais de cultura no Estado do RGS trabalhando através da imagem e som. Mediante a identificação das diferenças de políticas públicas os alunos procuraram, através de um roteiro dirigido, entrevistar os ex-governadores de forma a contextualizar o período e os projetos de cada governo. Metodologicamente as etapas de pesquisa de campo foram exploratórias com entrevistas e filmagens. Foi possível durante as orientações identificar que os resultados dessas atividades de pesquisa oportunizaram uma reflexão sobre as potencialidades culturais.


Palavras-chave


Seminário das Indústrias Criativas; Audiovisual; Documentário; Cultura.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i26.3324

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 1981-7207

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000